quinta-feira, 7 de março de 2013

Por que a lágrima é salgada?

Você estava chorando e lágrimas salgadinhas foram parar na sua boca. Isso acontece com todo mundo, mas você já parou para se perguntar por que a lágrima das pessoas é salgada?

Na busca pela resposta, falei com o bioquímico Joab Trajano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor da coluna No laboratório do Sr. Q. Ele me contou que a lágrima é salgada porque ela tem sais minerais em sua composição. O principal deles é o cloreto de sódio – a mesma substância do sal de cozinha. Além disso, ela também é composta por água, proteínas e gorduras e toda essa mistura tem a função de proteger, lubrificar e manter os olhos bem limpinhos.
Joab ainda me explicou que as concentrações de sal dentro de células do olho e na lágrima são as mesmas e que isso é importante para a saúde desse órgão. “Por causa de um fenômeno chamado osmose – quando a água se desloca através de uma membrana semipermeável de um local com menor concentração de sal para outro com maior concentração –, se a lágrima tivesse mais (ou menos) sal do que o normal, as células do olho perderiam (ou ganhariam) grandes quantidades de água, o que impediria o seu funcionamento normal”, explica o bioquímico.
E não pense você que isso vale só para o ser humano! “Outros animais produzem lágrimas para proteger os olhos e a quantidade de sal na lágrima deles também está em equilíbrio com a das células de seus olhos”, conta Joab. Mas existem, é claro, exceções. Animais como as tartarugas marinhas, por exemplo, eliminam o excesso de sal que ingerem por meio de suas glândulas lacrimais. “Nesses casos, as lágrimas contêm uma quantidade de sal bem maior”, conta Joab.


Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-que-a-lagrima-e-salgada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.