quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

2013 - Ano Internacional da Cooperação pela Água





O ano 2013 foi declarado pelas Nações Unidas, o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O objetivo deste Ano Internacional é conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. Durante este ano, serão destacadas iniciativas de sucesso em cooperação pela água e serão trabalhados temas importantes como educação ambiental com foco na água, diplomacia sobre a água, gestão da água em regiões fronteiriças, cooperação financeira, redes legais nacionais e internacionais e suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.Pegando carona no tema do ano internacional, neste ano, o Dia Mundial da Água, 22 de março, será dedicado à temática da cooperação.
Por que cooperação pela água?
A água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconômico, porém, é um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço.
A demanda pela água tem crescido cada vez mais. Ela é necessária para satisfazer os mais diversos tipos de necessidades humanas, possuindo desde usos domésticos, até usos na produção de alimentos, geração de energia, produção industrial etc. A pressão por esse recurso ainda se agrava em decorrência da rápida urbanização, da poluição e das mudanças climáticas.
Em todos os casos, a água é e deve ser dividida e isso gera oportunidade para que haja cooperação entre seus usuários. A cooperação pela água pode se dar de muitas formas, incluindo: a cooperação em regiões fronteiriças, onde a água de aquíferos e bacias hidrográficas é dividida entre duas ou mais regiões; a cooperação por meio da troca de informações, dados e conhecimentos; a cooperação técnica e financeira. Só através da cooperação pela água será possível assegurar a gestão adequada dos nossos recursos hídricos e garantir o benefício a todos. A cooperação é um veículo para estabelecer a paz e é um fundamento do desenvolvimento sustentável.
A campanha “Water Cooperation 2013”, que abrange o Ano Internacional de Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água 2013, visa sensibilizar sobre os potenciais da cooperação pela água e seus desafios e facilitar o diálogo entre os atores, promovendo soluções inovadoras que favoreçam a cooperação pela água.

O que você pode fazer pela campanha?
Existem várias formas de ajudar na campanha “Water Cooperation 2013”. Você pode:
·         Promover o Ano Internacional de Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água – divulgar a campanha entre seus contatos e suas redes de amigos.
·         Conscientizar a respeito dos benefícios da cooperação pela água.
·         Reforçar e compartilhar o conhecimento relacionado com o tema.
·         Agir a favor da cooperação pela água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.