sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Por que as pessoas descascam depois de tomar muito sol?

queimado sol
Porque os raios ultravioleta (UV) do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz com que elas ressequem e morram. Assim, forma-se uma camada mais grossa de células mortas que acaba descascando. "O sol apenas acelera o processo natural da pele. Estamos sempre descamando aos poucos e, mesmo sem que a gente perceba, a pele se renova, em média, a cada 15 dias", diz o dermatologista Guilherme de Almeida, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O efeito do sol dura uma semana, por isso demora alguns dias para a pessoa descascar depois de pegar um bronze. A proliferação mais rápida das células também explica por que o maior perigo do sol é mesmo o câncer de pele. "As pessoas mais jovens conseguem se proteger contra mutações no DNA, mas com o tempo as mutações podem acontecer, provocando o câncer", diz Guilherme.
Para evitar o "efeito cobra" da descamação, o jeito é tomar cuidado com a exposição solar, preferindo curtir praia e piscina, por exemplo, antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde, quando os raios UV estão mais fracos. Passar um filtro solar antes do banho de sol e um creme hidratante depois também ajuda a evitar que a pele descasque tanto.

Efeito cobra Raios UV aceleram a formação da camada de pele morta
 
1. A pele humana é formada por três camadas principais. As reações que levam à descamação ocorrem na faixa mais superficial, a chamada epiderme.
2. A epiderme tem várias células. As chamadas células basais, estão sempre se dividindo para formar as células espinhosas, que são naturalmente empurradas para cima, transformando-se em células granulosas, mais achatadas. Estas, por sua vez, vão morrendo aos poucos e dando origem a uma camada externa que protege a pele.
3. Os raios ultravioleta do sol que atingem a pele penetram em todas as células da epiderme e atingem a parte do DNA que controla a divisão celular delas. Isso estimula a multiplicação desenfreada das células, aumentando o número delas na epiderme.
4. Paralelamente à multiplicação, muitas células morrem de desidratação por causa da exposição aos raios solares. Assim, é acelerado o processo natural de formação da camada de células mortas, deixando-a mais grossa. E é essa camada que descasca, abrindo espaço para novas células.

Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.