sábado, 6 de agosto de 2011

Você sabe o que é soluço ?

O soluço resulta de um estímulo involuntário de músculos relacionados com a respiração, principalmente o diafragma (calota muscular que divide o tórax do abdômen), levando a uma inspiração rápida e curta, não sincronizada com o ciclo respiratório.

O que se sente?
Na grande maioria das vezes o soluço causa não mais do que um desconforto com duração de poucos minutos. No entanto, certas vezes, os soluços podem permanecer por várias horas ou dias, levando a busca de atendimento médico.
Não há riscos conhecidos relacionados à permanência dos soluços, mesmo por grandes períodos de tempo.

Quais são as causas?
Apesar de não haver um mecanismo conhecido para o início de um episódio de soluço, certas situações são descritas como causas corriqueiras de soluço.
Alguns exemplos são:
Ingestão de bebidas com gás, tais como, refrigerantes, cervejas e outros.
Ingulir ar (mastigar chiclete) ou, ainda, fazer uma alimentação excessiva.
mudanças súbitas de temperatura de alimentos ingeridos (tomar água gelada e depois café quente; tomar uma sopa quente e tomar água gelada ao mesmo tempo) ou mesmo da pele (sauna-ducha gelada).
Ingestão de bebidas alcoólicas (pessoas que bebem muito podem ter soluços.
Gargalhadas frequentes durante muito tempo. É isso mesmo, rir seguidamente durante muito tempo pde dar soluços.

Situações de soluços persistentes ou recorrentes já foram relacionadas a mais de uma centena de causas.
Causas neurológicas:
Traumatismo (acidentes de carro), acidente vascular cerebral ("derrame"), tumor cerebral.
Causas metabólicas:
Insuficiência renal com altos níveis de uréia sangüínea, respiração rápida levando a diminuição de dióxido de carbono no sangue, excesso ou falta de íons (K, Na, por exemplo).
Estímulo direto ao nervo vago:
Objetos acidentalmente introduzidos no ouvido, aumento da tireóide, tumores no trajeto do nervo vago na cabeça, pescoço, tórax ou abdômen, pneumonias, infarto, esofagite, hepatites e pancreatites.
Causas cirúrgicas:
Anestesia geral e estado pós-anestésico.
Muitas vezes a causa do soluço não pode ser descoberta.

Como se trata?

Algumas manobras podem ser úteis na resolução de quadros agudos e benignos de soluço. Entre elas estão a tração da língua, elevação da úvula ("sininho" da garganta) com uma colher (tem que ter cuidado, pois, é perigoso principalmente, em crianças. Às vezes, uma simples ingestão de uma colher de açúcar, Prender a respiração por algum tempo, até não mais agüentar, também, pode acabar com a crise de soluços. Além, de assoar o nariz, dobrar as pernas sobre o abdômen, inspiração rápida (como ocorre quando levamos um susto) e alívio da distensão abdominal por eructação (arroto) ou sonda nasogástrica.

Se o soluço se mantiver presente há pelo menos várias horas ou dias você deve procurar o médico. O médico vai investigar se existe alguma causa mais grave observando se existe outros sintomas junto com o soluço.


Se uma causa é descoberta, o tratamento deve ser direcionado à causa.

Existe algum remédio para fazer passar os soluços quando eles duram muito?
Você poderia perguntar se há remédios que possam acabar com os soluços quando eles duram muito tempo. Eu lhe diria que existem, mas, eles só devem ser usados após o médico lhe examinar.
Siga essa Dica e goze de MAIS SAÚDE. 
 
Fonte: http://www.drfernandodourado.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.