A partir das 17h30 desta quarta-feira (15), brasileiros podem acompanhar o nascer da lua eclipsada. O fenômeno, que já pode ser observado em outros pontos do planeta a partir das 14h24 (horário de Brasília), deve ser visto até as 20h. O UOL Ciência e Saúde irá acompanhar o eclipse, e você pode participar também dessa observação astronômica coletiva enviando sua foto para vocemanda@uol.com.br.
Vamos fazer um álbum com fotos de outras partes do planeta, de um fotógrafo no Rio de Janeiro, além dos internautas e do professor Dulcídio, do blog Física na Veia.
Entenda o eclipse
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo explicativo.
Sol, Terra e Lua estão alinhados e, assim, a Lua cheia entrará na sombra da Terra. Como uma porção de luz solar ainda conseguirá passar pelo nosso planeta, em vez de virmos a lua "desaparecer", veremos ela alaranjada durante o eclipse. Isto ocorre porque os raios vermelhos da luz projetam-se sobre o satélite. O eclipse será um dos mais longos dos últimos anos, com cerca de 1h41 minutos de duração.
É possível ver o eclipse a olho nu, entretanto, algumas regiões da América do Norte isso não será possível. Pensando em quem não consegue acompanhar o eclipse lunar ao vivo, o Google faz uma transmissão ao vivo do eclipse em seu canal do YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.