domingo, 12 de setembro de 2010

Gêmeos Xifópagos - Siameses




Os siameses são gêmeos geneticamente idênticos, e por isso, sempre do mesmo sexo. Eles se formam a partir do mesmo óvulo fertilizado e compartilham a mesma placenta. A formação acontece quando a mãe só produz um único óvulo, que não é totalmente separado após a fertilização. O desenvolvimento do embrião começa a se dividir em gêmeos idênticos, normalmente durante as primeiras semanas após a concepção, mas é interrompido antes que o processo está completo. O ovo parcialmente separado desenvolve em um feto siames.
Nascimentos de gêmeos xifópagos, cuja pele e órgãos internos são fundidos, são raros. Podem acontecer uma vez a cada 200.000 nascidos vivos, e sua sobrevivência é rara: entre 5%  e 25%. Não se sabe porque, mas xifópagos do gênero feminino são três vezes mais prováveis a sobrevivência do que os meninos.
Existe uma terminilogia médica para o ponto onde os gêmeos são unidos: nos “Thoracopagus” apresentam unidos pelo coração o que torna quase impossível separá-los, nos “omphalopagus” os gêmeos estão ligados desde o esterno à cintura e geralmente, compartilham um fígado, o sistema gastrointestinal, às vezes funções urinárias; nos “craniophagus” a união é pela cabeça, é o caso mais raro.
A separação cirúrgica de gémeos siameses é um procedimento delicado e de risco, que exige extrema precisão e cuidado. Somente após o nascimento é que os médicos podem usar imagens de ressonância magnética, ultra-som e angiografia para descobrir quais os órgãos estão unindo os gêmeos, a fim de determinar a viabilidade de separação.
Embora seja comum o uso do nome “Irmãos siameses”, este terno não é considerado adequeado, pois os xifópagos não estão limitados a qualquer grupo racial ou étnica, e de fato ter nascido em todo o mundo.

UM CASO FAMOSO: Abby Hensel e Brittany Hensel nasceram em 1990, em Carver County, Minnesota. São um caso a parte, gozam de boa saúde e não apresentam nenhuma complicação comuns nestes casos e por isso chegaram “bem” a idade adulta. Embora sejam pessoas totalmente independentes Abby e Brittany compartilham alguns órgãos vitais, mas possuem vários outros duplicados em um único corpo. Vejam as imagens abaixo e assistam um vídeo muito interessante no Youtube, clicando AQUI!

Fonte: Diario de Biologia

Um comentário:

  1. A paulistana Jemima Pompeu criou um blog com o propósito de reunir histórias de gêmeos, contadas por eles próprios ou por seus familiares. Em Vizinhos de Útero você também encontra fotos de gêmeos famosos, dicas, curiosidades, artigos relacionados e histórias emocionantes. Vale ressaltar que este projeto foi indicado pelo jornalista e pai de trigêmeos William Bonner no Twitter. Se você é gêmeo ou tem filhos gêmeos, entre em contato e saiba como ter seu relato postado!



    Abaixo o video do VU no Youtube:


    http://www.youtube.com/watch?v=maRYGUMdHtM

    Para mais informações, a blogueira está a disposição.


    http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com
    Twitter: @vizinhosdeutero
    E-mail: vizinhosdeutero@gmail.com
    Facebook e Skype: jemimapompeu

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.