sábado, 3 de julho de 2010

Você sabia que o futebol tem origem na Antiguidade?




Os jogos da Copa do Mundo da África do Sul devem reunir bilhões de pessoas para assisti-los. Essa enorme quantidade de espectadores confirma o que muita gente já desconfiava: o futebol é esporte mais popular do mundo. O esporte tal como conhecemos hoje nasceu na Inglaterra com o nome de football association, em 26 de outubro de 1863, época em que a industrialização estava a todo o vapor. As equipes ficaram com 11 atletas porque era esse o número de representantes dos colégios de Londres que se reuniram nesse dia para unificar as regras e o jeito de jogar. Exportado para o mundo, o futebol chegou ao Brasil, em 1894, trazido por Charles Miller, paulista de família inglesa.

O que pouca gente sabe é que a origem desse jogo é muito mais antiga: do tempo da construção das pirâmides! Parece ter sido no Antigo Império Egípcio que apareceram os primeiros jogos. Mais ou menos entre 4.500 e 4.000 anos antes da nossa era, um jogo de tabuleiro chamado Senet passou para os campos, e o dado foi substituído pela bola. Também na China Antiga, há mais de quatro mil anos, era realizado o Tsü Tsü, um ritual de guerra onde a tribo vencedora praticava um jogo que lembra o futebol. Mas em vez de bola, eles usavam – acredite! – as cabeças do chefe e dos seis guerreiros mais valentes da tribo derrotada!

No Japão, mais ou menos na mesma época, as crianças jogavam o Kemary, um cerimonial artístico muito bonito que misturava embaixadinhas e linha de passe. Mas além de jogo, esse ritual era uma espécie de preparação para o silêncio e a concentração necessários nas escolas. Já na América, antes do descobrimento, os astecas do México jogavam o Tlachtli, um jogo de bola em que não se usavam os pés ou as mãos, mas os cotovelos e joelhos!

São muitos jogos que podem ter dado origem ao futebol, mas o que é tido como seu antecessor imediato é o Calcio fiorentino. Esse esporte era o lazer da nobreza italiana no século 14 e começou a ser jogado não na terra, mas imagine só, no gelo! Isso mesmo, o primeiro campo foi a superfície congelada do Rio Arno, em Florença. Assim como no futebol de hoje, o Calcio já tinha duas “barracas” armadas em extremidades opostas do campo, onde os jogadores deveriam arremessar a bola, além de 10 árbitros para apitar o jogo!

O futebol de hoje nasceu como esporte de gente fina, dos nobres das melhores escolas da Inglaterra. Quando veio para o Brasil, também era elitista, racista e falava inglês, do goleiro (goalkeeper) ao ponta-esquerda (left winger). Era um esporte praticado somente nos clubes e nos colégios de famílias ricas. Tudo muito diferente do que vemos hoje, quando se pratica uma “pelada” em qualquer esquina!

Fonte : Núcleo de Sociologia do Futebol
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
e Universidade Salgado de Oliveira (Universo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.