sexta-feira, 21 de maio de 2010

Doenças causadas por protozoários

Olá, agora que já conhecemos os protozoários, vamos saber um pouquinho sobre as doenças causadas por eles. Antes, é bom lembrar que nem todos eles são prejudiciais a nossa saúde.


AMEBÍASE



Também conhecida como “disenteria amebiana”, essa doença é causada por água ou alimentos contaminados pela Entamoeba histolytica. Esse protozoário é parasita principalmente do intestino grosso, onde provoca ulcerações para alimentar-se de glóbulos vermelhos do sangue. As pessoas com amebíase eliminam fezes liquefeitas, às vezes com sangue e quase sempre acompanhadas de fortes dores abdominais.
Para evitar a doença deve-se beber somente água tratada ou fervida, lavar muito bem verduras e frutas, além de cuidados higiênicos como lavar bem as mãos antes das refeições.

DOENÇA DE CHAGAS
Causada pelo Trypanosoma cruzi, que vive no intestino de um percevejo hematófago (sugador de sangue), conhecido como “barbeiro”. Durante a picada, o barbeiro infectado libera fezes com tripanossomos. Coçando a picada, a pessoa espalha as fezes e acaba por introduzir os parasitas pelo orifício da picada. Já na corrente sanguínea, os tripanossomos atingem principalmente o coração, ali se fixando e em alguns casos, podendo causar a morte do doente.
Essa doença também pode ser adquirida por meio de transfusões com sangue contaminado e passar de mãe para filho pela placenta ou amamentação.
Para evitar a doença é necessário evitar locais (esconderijos) em que o barbeiro possa viver e em caso de transfusões sanguíneas, exigir garantias de que o sangue não esteja contaminado.

LEISHMANIOSE
Esta doença ataca a pele e as mucosas dos lábios e nariz, produzindo feridas. É causada pelo Leishmania sp e transmitida ao ser humano através da picada do mosquito flebótomo (gênero Phlebotomus) e conhecido como birigui.


GIARDÍASE Doença causada pela Giardia lamblia, que parasita o intestino delgado, causando fortes diarréias e podendo causar desidratação. É transmitida atraves de água e alimentos contaminados.
A prevenção é a mesma indicada para a amebíase.


MALÁRIA
Causada por um protozoário do gênero Plasmodium e transmitidos ao ser humano pela picada de fêmeas infectadas de mosquitos do gênero Anopheles. Durante a picada o mosquito infectado libera saliva com plasmódios, que entram na corrente sanguínea e se instalam em diversos órgãos. Depois de um certo tempo, retornam ao sangue e penetram os glóbulos vermelhos onde se reproduzem, rompendo-os.




TOXOPLASMOSE Doença causada pelo Toxoplasma gondii e transmitida aos humanos pelo contato com animais domésticos (gatos e cachorros) ou com suas fezes. Os sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares e febre. Normalmente a doença não deixa sequelas mas as vezes pode causar lesões oculares com perda da visão (total ou parcial). Em mulheres grávidas o feto pode ser atingido causando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.