quarta-feira, 7 de abril de 2010

Como funciona a garrafa térmica ?

Saiba por que, dentro dela, o seu chocolate quente não esfria e tampouco o seu refresco esquenta!


Como funciona a garrafa térmica?
Dentro dela seu chocolate quente não esfria, tampouco seu refresco esquenta, por maior que seja o calor do lado de fora. Você a carrega de um lado para o outro, mas nunca se pergunta: como é que funciona a garrafa térmica? Quanta injustiça...

A ação da garrafa térmica é pura física. Isso mesmo! O princípio básico desse utensílio doméstico é evitar as formas de transmissão de calor, que pode se dar com um objeto mais quente para um mais frio ou vice-versa.

Em outras palavras, para manter seu conteúdo quentinho ou geladinho, a garrafa térmica tem uma ampola de vidro de paredes duplas, espelhadas interna e externamente, com o espaço entre elas praticamente vazio. As paredes espelhadas são para refletir a radiação, impedindo que ela se propague do interior do recipiente para fora, no caso de líquidos quentes (como o seu chocolate); ou de fora para dentro, no caso de líquidos frios (como o seu refresco). Já o espaço vazio é para dificultar a propagação de calor pelo contato da garrafa com a região a sua volta. É assim que este recipiente dificulta a entrada ou a saída de calor.
Você sabia que há várias formas de transmissão de calor? Pode ser por condução – como ocorre com o fundo da panela que conduz o calor do fogo para a água; por convecção – quando a água ou o ar transmite o calor ao circular entre as regiões com diferentes temperaturas, que é o caso do “banho Maria”; ou por radiação – como se dá em uma torradeira.
Numa eventual queda da garrafa térmica, mesmo com a proteção externa, que em geral é feita de plástico, a ampola de espelho pode trincar ou rachar. Consequentemente, o espaço entre as paredes deixa de ser vazio, e o ar que fica entre as paredes dificulta a retenção de calor.

Moral da história: se a sua garrafa já não consegue manter o chocolate bem quentinho ou o refresco geladinho por muito tempo, talvez seja por conta de algum dano nas paredes espelhadas. Então, quando ganhar uma nova, tenha bastante cuidado!

Fonte : CH das Crianças

Um comentário:

  1. muito interessante. O que diferenciou dos outros artigos que procurei sobre o funcionamento da geladeira foi a linguagem abordada, muito simples de entender. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.