quinta-feira, 11 de março de 2010

Como o alcool age no nosso organismo?

Quando uma pessoa  toma uma bebida alcoolica, cerca de 20% do álcool é absorvido no estômago e 80% é absorvido pelo intestino delgado.
A velocidade com que o álcool é absorvido pode depender da concentração de álcool em uma bebida. Ou seja, quanto maior a concentração, mais rápida a absorção. O tipo de bebida também pode influenciar: as bebidas carbonadas tendem a ser mais rápidas na absorção do álcool. Além disso, quando o estômago está cheio, a comida deixa a absorção do álcool mais lenta, mas isso não indica que o “bebum” não irá ficar bêbado, caso exagere!
Depois da absorção feita principalmente pelo intestino deslgado, o álcool entra na corrente sangüínea e se dissolve na água do sangue. O sangue carrega o álcool por todo o corpo. O álcool do sangue, então, entra e se dissolve na água dentro de cada tecido do corpo (exceto o tecido de gordura, já que o álcool não pode se dissolver em gordura).
Uma vez dentro dos tecidos, o álcool mostra seus efeitos no corpo. Os efeitos observados dependem diretamente da concentração de álcool no sangue, que está relacionada com a quantidade de álcool consumida. Essa concentração pode se elevar significantemente dentro de 20 minutos depois de ingerida a bebida.
 
O homem é considerado “mais forte” aos efeitos do alcool, pela quantidade de músculos. Eles possuem mais músculos que ajudam a absorver o álcool ao contrário da mulher que tem mais gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.