domingo, 14 de fevereiro de 2010

Por que o homem tem mamilos se ele não amamenta ?

Todo mamífero, seja macho ou fêmea, tem glândulas especializadas na produção de leite. Isso siginifica que podem produzir o líquido.
Na maioria das espécies de mamíferos, a evolução fez com que essas glândulas se concentrassem nos mamilos, permitindo que o líquido saia só quando o filhote suga o peito. É uma estratégia da natureza para não desperdiçar energia sem necessidade. No processo de desenvolvimento do bebê humano, os mamilos estão presentes sem que se determine as características específicas de machos e fêmeas.
Os homens não possuem os hormônios que fazem as glândulas do leite funcionar, enquanto nas mulheres eles começam a ser fabricados horas depois do parto. Os principais hormônios são a prolactina, que estimula a produção do leite, e a citosina, que permite a saída do líquido. Parece esquisito, mas em algumas situações os homens também são capazes de dar leite! Isso é mais comum na adolescência, quando os hormônios não estão equilibrados.
Mesmo assim, qualquer homem que receba sucção nos mamilos pode produzir o líquido, pois esse estímulo desencadeia a fabricação de prolactina e citosina. Mas o normal é que entre os humanos e outros mamíferos a amamentação seja tarefa só das fêmeas, por isso nada de sair por aí tentando amamentar, ok?
Uma curiosidade:
Sri Lanka (AFP) - Um homem de 38 anos, natural do Sri Lanka, viúvo há três meses, parece ter a habilidade de amamentar a seus dois filhos, conforme contaram os médicos a um periódico local. B. Wijeratne,  perdeu sua mulher enquanto esta dava a luz a seu segundo filho. O bebê rejeitava o leite em pó, uma noite o pai desesperado ofereceu meu peito para que deixasse de chorar. Então se deu conta de que era capaz de amamentá-la. O Dr. Damal Jayasinghe, diretor em exercício de um hospital em Kurunegala, assegura que os homens podem produzir leite quando se ativa o hormônio da prolactina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.