domingo, 14 de fevereiro de 2010

Por que a lágrima é salgada ?


O gosto salgado da lágrima se deve à presença de diversos sais que têm por função manter o equilíbrio do organismo. Esses sais ajudam a manter a relação entre ácido e base do tecido e também funcionam como antissépticos, evitando a ação de fungos e bactérias.
O que acontece é que todo fluido corporal, como urina, suor ou sangue, possui alguns componentes essenciais, como água, sais minerais, aminoácidos e proteínas. Esses componentes permitem o tal equilíbrio, também chamado de homeostase.
E saiba que função da lágrima é muito importante. Ela forma uma película protetora da superfície do globo ocular. Sais, proteínas e lipídios dissolvidos em água realizam a lubrificação dos olhos, assim como a limpeza, nutrição e proteção da superfície ocular. Não só dos seres humanos como também dos animais.
A cicatrização de lesões nos olhos e o combate a microorganismos, como bactérias, também são função da lágrima. Assim, quando choramos, a glândula lacrimal se contrai e libera o líquido que enche nossos olhos.

Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.