domingo, 14 de fevereiro de 2010

Por que as unhas nunca param de crescer?

As unhas são formadas por queratina (uma proteína, a mesma que está presente nos fios de cabelo). Cada unha possui uma raiz, que fica sob a pele, junto à cutícula. Ali, células cutâneas especializadas se multiplicam sem parar e produzem bastante queratina, e esta proteína é armazenada dentro da própria célula. Esta célula se enche tanto de queratina que perde sua atividade e morre. Os restos celulares, inclusive a queratina, continuam dentro da célula morta e são empurrados para fora da raiz aglomeradas, “fabricando” as unhas. E elas nunca param de crescer, porque nosso corpo está em constante atividade e as células cutâneas nunca param de produzir queratina, afinal é só isso que elas sabem fazer!
Agora algumas curiosidades:
- Como a parte da unha que aparece está composta por células mortas, não sentimos dor quando ela é cortada.
- As unhas das mãos crescem muito mais rápido do que as dos pés, isso porque a irrigação sangüínea é maior nas mãos.
- As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres.
- Sabe aquelas manchas brancas que às vezes aparecem nas unhas? Pois é, elas não significam que você vai ganhar um presente, na verdade são sinais de problemas, como alergia a determinados produtos ou doenças na própria unha e até internas, como a anemia.
 
A norte-americana Lee Redmond tem as maiores unhas do mundo e está no Guinnes Book. Suas unhas chegam a atingir 80 cm e ela não as corta as desde 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.