terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Como aparece o bicho dentro da goiaba ?

Pergunta enviada por Marcelo, MG.





Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba.
Bicho-da-goiaba é a larva de diferentes espécies de mosca-das-frutas do gênero Anastrepha, da familia Tephritidae, típica da América do Sul e Central. No Brasil existem apenas quatro gêneros que chegam a causar danos. Os Gêneros Rhagolethis e Bactrocera ocorrem somente em algumas regiões ou em algumas frutíferas. O Gênero Ceratitis é o único exótico com apenas uma espécie descrita no Brasil, conhecida como mosca-do-mediterrâneo (Ceratitia capitata). O Gênero mais expressivo com 95 espécies em todo o país é Anastrepha. No RS a espécie A. fraterculus é a mais encontrada.
Seu corpo é branco-amarelado e dividido em 11 segmentos, porém sua coloração pode variar dependendo do seu hospedeiro.
Ela chega ao interior da fruta ainda no formato de minúsculos ovos que se tornarão filhotes de um inseto chamado mosca-da-fruta. Depois de fecundada, essas moscas perfuram as cascas não só da goiaba, como também de várias outras frutas como manga, abacate, sapoti e carambola para colocar seus ovos lá dentro.
Com uma espécie de ferrão localizado no abdômen, a mosca-da-fruta rompe a casca e deixa seus ovos dentro do fruto. Esses ovos se transformam em larvas que se alimentam da polpa da fruta e vão abrindo nela túneis onde passam a viver. Isso favorece a proliferação de bactérias que aceleram o apodrecimento da fruta. Para as larvas, esse processo é importante, pois a casca fica permeável, permitindo a entrada de mais ar e facilitando sua respiração.
Quando a fruta cai do pé, a larva se enterra alguns centímetros no solo para continuar seu desenvolvimento no estágio de pupa, um período intermediário antes da metamorfose total. Após dez dias, ela finalmente vira uma mosca.

Classificação científica

Reino:
Animalia
Filo:
Arthropoda
Classe:
Insecta
Ordem:
Diptera
Subordem:
Brachycera
Reino:
Animalia
Filo:
Arthropoda
Classe:
Insecta
Ordem:
Diptera
Subordem:
Brachycera
Infraordem:
Cyclorrhapha
Superfamília:
Tephritoidea
Família:
Tephritidae
Gênero:
Anastrepha

 









3 comentários:

  1. E se a goiaba estiver segura num saco plastico amarado com um nó ela aparece?

    ResponderExcluir
  2. Com a goiaba totalmente vedada, os ovos ficarão na superficie do plastico . Dessa forma não atingirão a goiaba e não teremos larvas.

    ResponderExcluir
  3. se engerirmos esse bicho pode causar algum mal ao ser humano

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.